quinta-feira, 2 de março de 2017

APRENDENDO A MEDITAR - JOEL GOLDSMITH






Muitos dos aspirantes ao caminho espiritual passam a experimentar um desenvolvimento interior ou a receber revelações quando começam a compreender o que vem a ser a meditação. 

Meditação é o método disponível para a construção de uma nova consciência, uma consciência da verdade. 

Meditação é a nossa forma de prece. Antes, contudo, precisamos entender que a prece não é algo que dizemos a Deus, mas aquilo que Deus nos diz. 

Os ruídos do mundo têm-nos impedido de ouvir aquela pequena voz suave e receber os benefícios da Presença,assim precisamos aprender a nos tornar silenciosos e receptivos.



APRENDENDO A MEDITAR

O objetivo da meditação é obter a conscientização da presença de Deus – uma conscientização de nossa unidade com Deus que nos dê uma visão real da verdade do ser. 

Embora a meditação bem sucedida requeira silêncio e receptividade, nunca devemos tentar aquietar a mente humana, paralisar os pensamentos ou deixá-los em branco. Isto não pode ser feito. 

Se no início da meditação surgirem pensamentos desordenados, devemos deixar que eles venham; não nos perturbaremos por eles. Tais pensamentos são do mundo e não nossos pensamentos. 

Tomemos a atitude de ficar sentados observando-os. É preciso que os vejamos impessoalmente. Logo eles não poderão mais perturbar-nos e poderemos nos sentar e ficar em paz.

Há muitas escolas ensinando métodos adequados de meditação, contando com algum processo delineado para os principiantes. 

Se for lembrado que durante a meditação toda a nossa atenção estará focalizada em Deus e nas coisas de Deus,é fácil perceber que se o corpo estiver numa posição confortável, aquela atenção não se desviará inconscientemente para ele. 

Não nos esqueçamos, porém, de que a postura assumida ou o método empregado não é o importante. 

Qualquer processo adotado visa somente facilitar-nos reter a atenção em Deus e tornar receptivos ao infinito poder de nossa própria consciência. Sejamos pacientes na meditação, procurando superar qualquer senso de inquietação.

Nenhuma verdade que já não conheçamos nos será dada do exterior, mas a luz que incide sobre aquela verdade no interior de nossa Alma torna-a aplicável em nossa experiência. 

A verdade que parece vir do exterior é um raio da verdade, mas este raio imbuído da própria consciência torna anos mesmos e a todos os que vêm à sua faixa de ação a “luz do mundo”. 

“E eu, quando for levantado às alturas, atrairei todos a mim.” (João 12: 38). 

A meditação, sendo uma consciência da presença de Deus, poderá erguê-lo ao lugar de apreensão da palavra da Verdade em seu sentido interior. 

Não se torne impaciente quanto ao seu progresso. Você está a aprender um novo modo de viver e está a desenvolver uma consciência inteiramente nova da existência.










Nenhum comentário:

Postar um comentário