terça-feira, 14 de março de 2017

A RECEPTIVIDADE SE DESENVOLVE POR MEIO DA MEDITAÇAO CONTEMPLATIVA





Toda a função da meditação contemplativa é lavar-nos a um ponto de receptividade em que o Pai nos fale. 


Na verdade é indiferente de Deus fala em voz audível, ou se apenas recebemos impressões, ou se nos encontramos fazendo instintivamente aquilo que o Espírito nos força a fazer. 

O Espírito se dá a conhecer de tantas maneiras diferentes que ninguém pode apontar de que maneira Ele vai falar a alguém. 

Finalmente, a meditação contemplativa nos leva a um ponto de entrega em que nossa alma, mente e corpo pertencem ao Espírito de Deus porque o Espírito de Deus habita em nós.

“O Senhor aperfeiçoa aquilo que me diz respeito.” 

Não há inquietação nem preocupação com as coisas do mundo exterior, porque o Espírito de Deus, que habita em mim, faz o trabalho que me é dado a fazer. O comando está em Seus ombros.

Em nossa contemplação da verdade, chegamos a um lugar aonde não chega nenhuma outra verdade, e parece havermos chegado ao fim de nossa contemplação. Esse é o momento em que entramos na verdadeira meditação. 

Pensamos tudo o que pudemos pensar sobre Deus; dissemos tudo o que pudermos dizer sobre Deus; repetimos todas as promessas; trouxemos a palavra de Deus a um nível de evocação consciente, e agora é a vez de Deus:
Falai Senhor; e ouvirei. Falai a mim, Senhor; daí-me a conhecer a vossa vontade; aclamai para mim o Vosso caminho; aprestai dentro em mim o Vosso Espírito; que Vosso Espírito permaneça em contato com o meu Espírito. 

Nessa humildade do Espírito, aprofunda-se o silêncio e achamo-nos em completo estado de receptividade, ouvindo e esperando:

A vossa vontade se faz em mim. Vosso Espírito faz medrar o meu caminho. Vosso Espírito me alimenta, me veste e me abriga; Vosso Espírito é minha capacidade e minha habilidade. 

É o Vosso Espírito que vivifica e dá vida. A carne é morta – é nada. O Espírito dá vida. “Falai, senhor; pois Vosso servo escuta.” 

E assim continuamos a descansar no Espírito durante um, dois, três ou quatro minutos, e depois vamos cuidar da nossa vida. Se, a princípio, não obtivermos qualquer resposta, e parecer que nada acontece, isso não nos deve perturbar. 

Desde o primeiro momento que nos ocuparmos da meditação contemplativa, algo estará acontecendo. É apenas questão de quando esse algo se tornará visível no plano externo.

À medida em que continuarmos nessa pratica, chega o dia em que o Espírito do Senhor Deus vem sobre nós, e sentimos conscientemente a presença de Deus. 

Cada qual A sente de maneira diferente, pois não existe essa coisa de uma maneira particular de A identificar. 

É suficiente sabermos que algo aconteceu; sabemos que agora existe uma Presença conosco, e mesmo que Ela não seja  percebida de forma permanente, mas retorne dia após dia à nossa meditação contemplativa, entramos em meditação plena e recebemos a palavra de Deus que é nossa vida. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário